top of page

CULTURA

Lina e Reinhard, os bons alemães

Foto do escritor: Jorge CamposJorge Campos


Podia ser uma espécie de Déjeuner sur l' Herbe, obviamente sem a esplendorosa mulher nua disputada por dois cavalheiros, mas recatado, na estrita observância dos bons costumes das famílias exemplares, logo, do imaginário normal. Temos então Lina, Reinhard e a adorável criança por ambos concebida fazendo prova das virtudes que são a base das sociedades saudáveis. De Lina pouco ficou para memória futura, salvo ter sido casada com Reinhard. Porque Reinhard, esse sim, foi um homem de gestos colossais. Organizou as listas de homens a abater na célebre noite das facas longas, preparou a noite de cristal, construiu campos de concentração, programou o Holocausto e foi o protektor da Boémia - Morávia até que uma acção de partisans lhe rebentou os miolos, deixando Lina viúva e Hitler à beira de um ataque de nervos. Tinha por apelido Heydrich, Schutzstaffel (SS). Passou à história como o Carniceiro de Praga, um dos mais cruéis assassinos da horda nazi. No início, porém, quando esta fotografia foi tirada, em 1934, tudo era absolutamente normal. Era?

Commentaires


Ensaios, conferências, comunicações académicas, notas e artigos de opinião sobre Cultura. Sem preocupações cronológicas. Textos recentes  quando se justificar.

 

Ensaios, conferências, comunicações académicas, textos de opinião. notas e folhas de sala publicados ao longo de anos. Sem preocupações cronológicas. Textos recentes quando se justificar.

Arquivo. Princípios, descrição, reflexões e balanço da Programação de Cinema, Audiovisual e Multimédia do Porto 2001-Capital Europeia da Cultura, da qual fui o principal responsável. O lema: Pontes para o Futuro.

Estático
Iluminação Camera

Notas, textos de opinião e de reflexão sobre os media, designadamente o serviço público de televisão, publicados ao longo dos anos. Textos  de crítica da atualidade.

televisão sillouhette

Atualidade, política, artigos de opinião, textos satíricos.

Textos avulsos de teor literário nunca publicados. Recuperados de arquivos há muito esquecidos. Nunca houve intenção de os dar à estampa e, o mais das vezes, são o reflexo de estados de espírito, cumplicidades ou desafios que por diversas vias me foram feitos.

Notas pessoais sobre acontecimentos históricos. Memória. Presente. Futuro.

Imagens do Real Imaginado (IRI) do Instituto Politécnico do Porto foi o ponto de partida para o primeiro Mestrado em Fotografia e Cinema Documental criado em Portugal. Teve início em 2006. A temática foi O Mundo. Inspirado no exemplo da Odisseia nas Imagens do Porto 2001-Capital Europeia da Cultura estabeleceu numerosas parcerias, designadamente com os departamentos culturais das embaixadas francesa e alemã, festivais e diversas universidades estrangeiras. Fiz o IRI durante 10 anos contando sempre com a colaboração de excelentes colegas. Neste segmento da Programação cabe outro tipo de iniciativas, referências aos meus filmes, conferências e outras participações. Sem preocupações cronológicas. A Odisseia na Imagens, pela sua dimensão, tem uma caixa autónoma.

Todo o conteúdo © Jorge Campos

excepto o devidamente especificado.

     Criado por Isabel Campos 

bottom of page