top of page

CULTURA

Cinema e fascismo 19

Foto do escritor: Jorge CamposJorge Campos

Atualizado: 22 de out. de 2023



A Batalha do Chile: A Luta de um Povo sem Armas - 1. A Insurreição da Burguesia (1975); 2. O Golpe de Estado (1976); O Poder Popular (1979) - de Patricio Guzmán. Este tríptico do documentarista chileno Patricio Guzmán é a obra cinematográfica mais completa alguma vez feita sobre o Chile de Allende e o golpe militar de Pinochet. Grande parte foi filmada clandestinamente e a esmagadora maioria das imagens saiu do Chile através de expedientes que iludiram a vigilância fascista. Numa altura em que durante a última campanha eleitoral no Brasil se ouviram vivas a Pinochet e quando o mesmo sucedeu, há dias, no próprio Chile, aliás a despropósito, em manifestações de apoio a Guaidó, é bom saber do que se está a falar. Que seja do meu conhecimento, A Batalha do Chile nunca teve edição em DVD em Portugal. É pena. E que eu saiba, o serviço público de televisão também nunca o exibiu. Duas notas apenas. A imagem mostra Allende no Palácio de la Moneda durante o ataque das tropas sob o comando daquele a quem, dias antes, em sinal de confiança, tinha sido dado o comando supremo das forças armadas, justamente Augusto Pinochet. A segunda, a mistificação em torno do chamado milagre económico chileno que, mais tarde, iria legitimar o branqueamento do ditador, cujos crimes só a muito custo foram sendo julgados. O filme é um marco do cinema documental. Pela denúncia, naturalmente, mas sobretudo pela reflexão que proporciona. A história não se repete, mas nela aprende-se muito.

811 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Ensaios, conferências, comunicações académicas, notas e artigos de opinião sobre Cultura. Sem preocupações cronológicas. Textos recentes  quando se justificar.

 

Ensaios, conferências, comunicações académicas, textos de opinião. notas e folhas de sala publicados ao longo de anos. Sem preocupações cronológicas. Textos recentes quando se justificar.

Arquivo. Princípios, descrição, reflexões e balanço da Programação de Cinema, Audiovisual e Multimédia do Porto 2001-Capital Europeia da Cultura, da qual fui o principal responsável. O lema: Pontes para o Futuro.

Estático
Iluminação Camera

Notas, textos de opinião e de reflexão sobre os media, designadamente o serviço público de televisão, publicados ao longo dos anos. Textos  de crítica da atualidade.

televisão sillouhette

Atualidade, política, artigos de opinião, textos satíricos.

Textos avulsos de teor literário nunca publicados. Recuperados de arquivos há muito esquecidos. Nunca houve intenção de os dar à estampa e, o mais das vezes, são o reflexo de estados de espírito, cumplicidades ou desafios que por diversas vias me foram feitos.

Notas pessoais sobre acontecimentos históricos. Memória. Presente. Futuro.

Imagens do Real Imaginado (IRI) do Instituto Politécnico do Porto foi o ponto de partida para o primeiro Mestrado em Fotografia e Cinema Documental criado em Portugal. Teve início em 2006. A temática foi O Mundo. Inspirado no exemplo da Odisseia nas Imagens do Porto 2001-Capital Europeia da Cultura estabeleceu numerosas parcerias, designadamente com os departamentos culturais das embaixadas francesa e alemã, festivais e diversas universidades estrangeiras. Fiz o IRI durante 10 anos contando sempre com a colaboração de excelentes colegas. Neste segmento da Programação cabe outro tipo de iniciativas, referências aos meus filmes, conferências e outras participações. Sem preocupações cronológicas. A Odisseia na Imagens, pela sua dimensão, tem uma caixa autónoma.

Todo o conteúdo © Jorge Campos

excepto o devidamente especificado.

     Criado por Isabel Campos 

bottom of page